Published on 11/01/2017 9:15 am
O poder da Aula de Musica para Crianas

Na fila do caixa, o pai brincava com o filho no colo balançando o chocalho e pedindo a atenção da criança. Surpreso com o barulho do objeto, o bebê abria um inocente riso, emitia uma contagiante risada e balançava os braços expressando todo a sua satisfação com a experiência. Cenas como essa são comuns com crianças em fase de descobertas sensoriais, ou seja, de desenvolvimento, quando eles notam o barulho com maior consciência e respondem a eles com estímulos.

Mas, se olharmos para trás, vamos sentir que a música, ou o barulho, faz parte das manifestações do ser humano desde quando ele estava na barriga da mãe. De acordo com o diretor da Escola de Música Nacional, Neusa Maria, mãe de Giovana, a música é uma maneira de linguagem que está presente de forma muito forte, desde as canções de uma caixinha de melodia, um instrumento musical, o sinal da escola, o barulho do ônibus e até mesmo o barulho da rua. Sons a que bebês e crianças estão atentos e podem se beneficiar de suas consequências. “A audição é o primeiro sentido que se forma na maternidade, o som faz parte do desenvolvimento cognitivo desde antes de nascer. E esse poder do ser humano vem sendo fortalecido ao longo dos anos, diante da música”, explica Alessandro.


 O professor, do conservatório, Luar de Músicas, completa ao falar que quando a criança tem contato com uma música, seja escutando ou tendo contato mais ativamente com esse mundo, ela pode adquirir muitas características próprias com mais agilidade, como conversa, dicção e senso motor, etc.

Música na Educação

Ensinar a experiência e uma alegria antes da prática é um dos conceitos presentes na musicalização . Fernando diz e uma musicalização infanti ensina os elementos de linguagem sem se preocupar com uma peça técnica do instrumento. 

Uma musicalização pode ser feita com bebês de one ano até crianças de 10 anos - idade em que elas deixam ser direcionadas ao aprofundamento do aprendizado . Cada faixa de idade tem um tipo de atividade, uma ideia e uma grande parte da uma rotina prazerosa. "Nosso trabalho é para que o aluno aprenda uma atenção prestada em um determinado elemento da linguagem musical.


Expressão corporal

O contato com o som e a música provoca estímulos que possibilitam que a criança se expresse por meio do corpo. Seja demonstrando o que ela sente ao ouvir uma música.

Para saber mais, visite: http://missappelezmoimiss.com/o-poder-da-musicalizacao/

0 Comments
Please login to post your comment..