Certo dia, o pai brincava com o filho no colo balançando o chocalho e chamando a atenção da criança. Surpreso com o som do objeto, o bebê abria um inocente riso, emitia uma contagiante gargalhada e balançava os braços expressando todo a sua satisfação com a experiência. Fatos assim são presentes com crianças em fase de descobertas sensoriais, ou seja, de crescimento, quando eles notam o barulho com maior consciência e respondem a eles com estímulos.
Mas, se olharmos para trás, vamos sentir que a música, ou o barulho, faz parte das manifestações do homem desde quando ele estava na barriga da mãe. De acordo com o diretor da Escola de Música Nacional, Neusa Maria, mãe de Giovana, a música é um tipo de linguagem que está presente de maneira muito forte, desde a melodia de uma caixinha de música, um instrumento musical, o rádio do carro, o toque do celular e até mesmo o barulho da avenida. Sons a que bebês e crianças estão atentos e podem se beneficiar de seus efeitos. “A audição é o primeiro sentido que se forma na maternidade, o som faz parte do desenvolvimento cognitivo desde o nascimento da criança. E essa habilidade do ser humano vem sendo aperfeiçoado ao longo dos anos, por meio da música”, explica Afonso.
O psicólogo, do conservatório, Musica em Terras, completa ao falar que quando a criança tem relação com a música, seja ouvindo ou tendo contato mais ativamente com esse mundo, ela pode adquirir algumas características próprias com mais agilidade, como conversa, dicção e senso motor, entre outras.
Música na Educação
Transmitir a experiência e o sentimento antes da experiência é um dos conceitos presentes na musicalização. Gabriel diz que a musicalização infanti ensina os elementos de linguagem sem se preocupar com a parte técnica do instrumento.
A musicalização pode ser feita com bebês de one ano até crianças de 10 anos - idade em que elas deixam ser guiadas ao aprofundamento do estudo. Cada faixa de idade tem um tipo de atividade, e a ideia é que a criança faça parte de uma rotina prazerosa. “Nosso dever é para que o aluno aprenda a prestar atenção em um determinado elemento da linguagem musical.
Expressão corporal
O contato com o som e a música agrava em estímulos que possibilitam que a criança se expresse por meio do organismo. Seja demonstrando o que ela sente ao escutar uma música.
Para mais informações, visite: material de musicalização