Published on 10/25/2017 8:09 pm
O poder da Musicalizao Infantil

À espera, o pai brincava com o filho no colo balançando o chocalho e pedindo a atenção da criança. Admirado com o barulho do objeto, o bebê abria um inocente sorriso, emitia uma contagiante risada e balançava os bracinhos expressando todo a sua satisfação com a experiência. Cenas como essa são presentes com crianças em momentos de descobertas sensoriais, ou seja, de desenvolvimento, quando eles percebem o barulho com maior consciência e respondem a eles com estímulos.

Mas, se olharmos para trás, vamos notar que a música, ou o ruído, faz parte das manifestações do ser humano desde quando ele estava na barriga da mãe. De acordo com o diretor da Escola de Música Nacional, Neusa Maria, mãe de Giovana, a música é uma maneira de linguagem que está presente de forma muito forte, desde a melodia de uma caixinha de melodia, um piano, o rádio do carro, o toque do celular e até mesmo o barulho da rua. Sons a que bebês e crianças estão atentos e podem se beneficiar de seus efeitos. “A audição é o primeiro sentido que se forma na maternidade, o som está presente no desenvolvimento cognitivo desde antes de nascer. E essa habilidade do ser humano vem sendo aperfeiçoado ao longo dos meses, por meio da música”, explica Alberto.


 O professor, do conservatório, Musica em Terras , esclarece ao falar que quando a criança tem afeição com uma música, seja escutando ou interagindo mais ativamente com esse universo , ela pode desenvolver muitas características próprias com mais facilidade , como conversa, dicção e senso motor, entre outras .

Música na Educação

Ensinar a experiência e uma alegria antes da experiência é um dos desafios presentes na musicalização . Rodrigo Fernandes conta e uma musicalização infanti ensina os elementos de linguagem sem se preocupar com uma peça técnica do instrumento. 

Uma musicalização pode ser feita com bebês de 1 ano até crianças de 10 anos - idade em que elas costumam ser guiadas ao aprofundamento do estudo. Cada faixa de idade tem um tipo de atividade, uma ideia e uma grande parte da uma rotina prazerosa. "Nosso trabalho é para que o aluno aprenda uma atenção prestada em um determinado elemento da linguagem musical.


Dinâmica Musical

O contato com o som e a música provoca estímulos que possibilitam que a criança se expresse por meio do organismo. Seja demonstrando o que ela sente ao ouvir uma melodia.

Para aprender mais, visite: http://empreenderagora.strikingly.com/blog/o-poder-da-musicalizacao-infantil

0 Comments
Please login to post your comment..