Published on 10/26/2017 11:46 pm
O poder da Musicalizao

À espera, o pai brincava com o filho no colo balançando o chocalho e pedindo a atenção da criança. Surpreso com o barulho do objeto, a criança abria um inocente sorriso, emitia uma contagiante gargalhada e movimentava os bracinhos demonstrando todo a sua alegria com a experiência. Momentos como esses são presentes com crianças em fase de descobertas sensoriais, ou seja, de crescimento, quando eles percebem o barulho com maior consciência e respondem a eles com estímulos.

Mas, se olharmos para trás, vamos perceber que a música, ou o ruído, faz parte das manifestações do homem desde quando ele está na barriga da mãe. De acordo com o diretor da Escola de Música Nacional, Neusa Maria, mãe de Giovana, a música é um tipo de linguagem que está presente de maneira muito forte, desde as canções de uma caixinha de melodia, um violão, o rádio do carro, o toque do celular e até mesmo o barulho da rua. Sons a que bebês e crianças estão atentos e podem se beneficiar de seus efeitos. “A audição é o primeiro sentido que se forma na gestação, o som está presente no desenvolvimento cognitivo desde o nascimento da criança. E esse poder do ser humano vem sendo fortalecido ao longo dos anos, através da música”, explica Alberto.


 O psicólogo , do conservatório, Musica em Terras , completa ao falar que quando a criança tem afeição com uma música, seja ouvindo ou tendo contato mais ativamente com esse universo , ela pode adquirir algumas características próprias com mais agilidade, como conversa, dicção e coordenação motora , entre outras .

Música na Aprendizagem

Ensinar a experiência e uma alegria antes da experiência é um dos conceitos presentes na educação musical. Rodrigo Fernandes conta e uma musicalização infanti ensina os elementos de linguagem sem se preocupar com uma peça técnica do instrumento. 

Uma musicalização pode ser feita com bebês de one ano até crianças de ten anos - idade em que elas costumam ser direcionadas ao aprofundamento do aprendizado . Cada faixa de idade tem um tipo de atividade, uma ideia e uma grande parte da uma rotina prazerosa. "Nosso trabalho é para que o aluno aprenda uma atenção prestada em um determinado elemento da linguagem musical.


Dinâmica Musical

O contato com o som e a música provoca estímulos que possibilitam que a criança se expresse por meio do corpo. Seja demonstrando o que ela sente ao ouvir uma música.

Para saber mais, visite: http://blogturco.hatenadiary.com/entry/2017/10/27/074630

0 Comments
Please login to post your comment..