Published on 11/06/2017 12:37 pm
O poder da Aula de Musica para Crianas

Certo dia, o pai brincava com a filha no colo balançando o chocalho e pedindo a atenção da criança. Surpreso com o som do objeto, o bebê demonstrava um inocente riso, emitia uma contagiante gargalhada e movimentava os braços exibindo todo a sua satisfação com a experiência. Fatos assim são presentes com bebês em fase de descobertas sensoriais, ou seja, de desenvolvimento, quando eles percebem o barulho com maior consciência e respondem a eles com estímulos.

Mas, se olharmos para trás, vamos perceber que a música, ou o ruído, faz parte das manifestações do homem desde quando ele está na barriga da mãe. De acordo com o supervisor da Escola de Música Nacional, Neusa Maria, mãe de Giovana, a música é uma maneira de linguagem que está presente de forma muito intensa, desde as canções de uma caixinha de melodia, um instrumento musical, o rádio do carro, o toque do celular e até mesmo o barulho da estrada. Sons a que bebês e crianças estão atentos e podem se beneficiar de seus efeitos. “A audição é o primeiro sentido que se forma na gestação, o som faz parte do desenvolvimento cognitivo desde o nascimento da criança. E esse poder do ser humano vem sendo aperfeiçoado ao longo dos anos, diante da música”, explica Geraldo.


 O professor, do conservatório, Musica em Terras , esclarece ao falar que quando a criança tem afeição com uma música, seja ouvindo ou interagindo mais ativamente com esse universo , ela pode adquirir algumas características próprias com mais facilidade , como conversa, dicção e senso motor, etc.

Música na Aprendizagem

Transmitir a experiência e uma alegria antes da experiência é um dos conceitos presentes na educação musical. Fernando conta e uma musicalização ensina os elementos de linguagem sem se preocupar com uma peça técnica do instrumento. 

Uma musicalização pode ser feita com bebês de one ano até crianças de ten anos - idade em que elas costumam ser direcionadas ao aprofundamento do estudo. Cada faixa de idade tem um tipo de atividade, uma ideia e uma grande parte da uma rotina prazerosa. "Nosso dever é para que o aluno aprenda uma atenção prestada em um determinado elemento da linguagem musical.


Expressão corporal

O contato com o som e a música agrava em estímulos que possibilitam que a criança se expresse por meio do organismo. Seja demonstrando o que ela sente ao ouvir uma melodia.

Para mais informações, visite: http://blogturco.hatenadiary.com/entry/2017/10/27/074630

0 Comments
Please login to post your comment..