Published on 11/03/2017 3:42 am
O poder da Musicalizao

Certo dia, o pai brincava com a filha no colo balançando o chocalho e chamando a atenção da criança. Surpreso com o barulho do objeto, a criança demonstrava um inocente riso, produzia uma constante risada e balançava os bracinhos exibindo todo o seu contentamento com a experiência. Cenas como essa são presentes com bebês em momentos de descobertas sensoriais, ou seja, de desenvolvimento, quando eles percebem o barulho com maior consciência e respondem a eles com estímulos.

Mas, se observarmos, vamos sentir que a música, ou o som, faz parte das manifestações do ser humano desde quando ele está na barriga da mãe. De acordo com o supervisor da Escola de Música Nacional, Neusa Maria, mãe de Giovana, a música é uma maneira de linguagem que está presente de maneira muito intensa, desde as notas musicais de uma caixinha de música, um piano, o sinal da escola, o toque do celular e até mesmo o barulho da rua. Sons a que bebês e crianças estão atentos e podem se beneficiar de seus efeitos. “A audição é o primeiro sentido que se forma na maternidade, o som faz parte do desenvolvimento cognitivo desde o nascimento da criança. E essa habilidade do ser humano vem sendo aperfeiçoado ao longo dos tempos, por meio da música”, explica Rodolfo.


 O psicólogo , do conservatório, Musica em Terras , completa ao falar que quando a criança tem relação com uma música, seja ouvindo ou interagindo mais ativamente com esse mundo, ela pode adquirir muitas características próprias com mais facilidade , como fala , dicção e coordenação motora , etc.

Música na Aprendizagem

Transmitir a experiência e o sentimento antes da prática é um dos desafios presentes na educação musical. Fernando conta e uma musicalização ensina os elementos de linguagem sem se preocupar com uma peça técnica do instrumento. 

Uma musicalização pode ser feita com bebês de one ano até crianças de ten anos - idade em que elas deixam ser direcionadas ao aprofundamento do aprendizado . Cada faixa de idade tem um tipo de atividade, uma ideia e uma grande parte da uma rotina prazerosa. "Nosso trabalho é para que o aluno aprenda uma atenção prestada em um determinado elemento da linguagem musical.


Expressão corporal

O contato com o som e a música agrava em estímulos que possibilitam que a criança se expresse por meio do organismo. Seja demonstrando o que ela sente ao escutar uma melodia.

Para mais informações, visite: https://needabackgroundcheck.com/o-poder-da-musicalizacao/

0 Comments
Please login to post your comment..